+55 47 3322-7796

setcesc@setcesc.com.br

Notícia

Blumenau terá Centro Integrado para atender trabalhadores do setor de transportes

25/08/2009

 

                Em um prazo máximo de 18 meses, Blumenau receberá uma unidade do Centro Assistencial e Profissional Integrado dos Trabalhadores em Transporte (Capit). O projeto é coordenado pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), investindo recursos próprios, inicialmente estimados em R$ 18 milhões, numa construção de sete mil metros quadrados, em um terreno de 33 mil metros quadros, localizado na Itoupava Central, próximo a Moore Formulários, na Rua Dr. Pedro Zimmermann.
 
O projeto foi apresentado pelo presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) e do Conselho Regional do Sest Senat/SC, Pedro Lopes, ao prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing.
 
O presidente do Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas de Santa Catarina (Setcesc), Osmar Ricardo Labes, acompanhou a visita e comemorou a conquista para o setor. “No encontro com o prefeito, mostramos uma prévia do empreendimento”, revelou Labes, conselheiro do Sistema Sest/Senat, destacando ainda que “o Capit se consiste em uma importante contribuição do setor de transportes para área social e na formação profissional dos trabalhadores do transporte do município e região”.
 
O projeto final estará pronto em 15 dias. Concluída esta etapa, o mesmo será encaminhado para aprovação das licenças junto aos órgãos governamentais.
 
Desde o ano passado, Blumenau conta com um Posto de Atendimento ao Trabalhador do Transporte (Pate) do Sest Senat. O local oferece cursos de formação e treinamentos obrigatórios para motoristas profissionais. Disponibiliza ainda atendimento médico e odontológico, atividades educativas, de cidadania e ações sociais.
 
Com a entrega do Capit, haverá uma ampliação substancial dos espaços para os cursos, que incluirão oficinas, bibliotecas e laboratórios, mais médicos e dentistas. O local terá área de lazer, ginásio de esportes, quadras e churrasqueiras, restaurante e lanchonete. A comunidade da região também poderá usufruir dos espaços e dos serviços.
 
Num primeiro momento, o Capit vai gerar 50 empregos diretos, incluindo a contratação de 10 médicos e 10 dentistas.
 
O Capit Blumenau será a quarta unidade instalada pelo Sistema Sest/Senat em Santa Catarina. Florianópolis foi a primeira beneficiada. Criciúma em 2008 e Chapecó em 2009  receberam unidades operacionais.