+55 47 3322-7796

setcesc@setcesc.com.br

Notícia

Falta de peças e pneus prejudica o setor de transporte de cargas

22/11/2020

Assim como outros setores da economia brasileira, o setor de transportes de cargas e logística vem esboçando uma pequena recuperação após as perdas causadas pela pandemia da Covid-19 e o lockdown, instaurado nos primeiros meses do ano. Mas um fator crucial para a retomada do crescimento do setor vem passando despercebido: a oferta de insumos.


Segundo empresários mineiros do setor, um dos maiores entraves na recuperação das atividades é a dificuldade em encontrar pneus e peças para os caminhões da frota.


Recuperação


Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), alguns indicadores apontam para uma pequena recuperação do setor. Em uma pesquisa feita em agosto com transportadoras de todo o País, 9,8% informaram um aumento moderado na busca por seus serviços em relação ao mês de junho. Ao mesmo tempo, o número de entrevistados que declarou diminuição no faturamento em agosto caiu 9,9% em relação a junho.


A CNT também divulgou dados sobre o nível de otimismo dos empresários do setor. Segundo pesquisa, a maioria dos entrevistados, 76,1%, acredita que os impactos da pandemia nos negócios continuarão por pelo menos mais quatro meses, a partir de agosto. Somente 20% acreditam que as intempéries econômicas persistirão por um ano ou mais.


Reformas são consideradas essenciais


Empresários mineiros apontaram algumas medidas governamentais consideradas cruciais para a manutenção e aceleração do crescimento do setor de transportes de cargas e logística. Entre essas medidas, estão privatizações e as reformas tributária e administrativa.


As reformas tributárias e administrativa trariam segurança e crescimento, segundo os empresários do setor.


Fonte: Diário do Comércio