+55 47 3322-7796

setcesc@setcesc.com.br

Notícia

Instabilidade econômica é o principal desafio para inovação no transporte de cargas

14/01/2022

A inovação é uma necessidade já percebida pelo universo corporativo, e um levantamento encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e desenvolvido pelo Instituto FSB Pesquisa revelou que 83% das empresas precisarão de mais inovação para crescer ou até mesmo para sobreviver no mundo pós-pandemia. Contudo, é preciso compreender que nem sempre inovação é sinônimo de disrupção ou de tecnologias revolucionárias.


Algumas mudanças no setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) podem ser claramente percebidas nos mais diversos níveis do segmento, como no monitoramento das operações, na gestão de frotas, na produtividade dos veículos e na gestão do transporte. Graças à evolução tecnológica que o setor tem vivenciado, tudo isso simplifica alguns processos e algumas atividades diárias.


Fato é que para que a inovação seja possível, é preciso contar com recursos financeiros avantajados. Se os transportadores tivessem uma margem de lucro maior, estariam desfrutando dos melhores recursos disponíveis no mercado, utilizando mais tempo para analisar os dados da frota e para aperfeiçoar a operação, gerando ainda mais lucratividade.