A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) realizou na segunda-feira, 2, uma reunião estratégica para o lançamento da Aliança Nacional pela Segurança Logística, dando início ao Ciclo Nacional de Ações Integradas para Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas. A iniciativa reuniu lideranças regionais, representantes de entidades associadas, especialistas e assessorias de segurança de federações e sindicatos de todo o Brasil, para debater os principais desafios enfrentados no combate ao roubo, furto e receptação de cargas.
O presidente da FETRANCESC, Dagnor Schneider, participou do encontro e reforçou a importância do tema para o setor: “Parabenizo todos os envolvidos nesta pauta fundamental. Enfrentamos dois grandes desafios: os diversos tipos de roubos de carga e a dificuldade de combater o receptador, que muitas vezes parece invisível e é o principal obstáculo. Temos uma atuação firme em Santa Catarina, com uma excelente parceria com a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC), comandada pelo delegado Juliano Baesso, mas é essencial avançarmos na legislação, tirando da gaveta projetos importantes e articulando com parlamentares e federações de todo o país para dar ritmo e prioridade a essas propostas. Contem com o apoio de Santa Catarina nesse movimento”, apontou Dagnor Schneider.
A reunião apresentou dados atualizados sobre o panorama nacional do roubo de cargas e promoveu uma roda de escuta com representantes de diversas regiões do país, permitindo a troca de experiências e boas práticas, além da construção colaborativa do documento-base do Pacto Nacional Carga Segura. Ao final do encontro, também foi proposta a criação de um Grupo Técnico Nacional de Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas (GT-NTC), que será responsável por desenvolver as próximas ações do ciclo.
A reunião resultou em um documento preliminar intitulado “Base para o Pacto Nacional Carga Segura – Compromissos e Prioridades”, que será utilizado como referência institucional em fóruns nacionais e internacionais relacionados à segurança pública e logística.
Fonte: NTC&Logística