+55 47 3322-7796

setcesc@setcesc.com.br

Notícia

Protocolos sanitários permanecem vigentes no Mercosul

03/01/2022

Diante das inúmeras consultas à ABTI sobre o reingresso na Argentina de motoristas que não estão mais na qualidade de tripulantes, pois deixaram o veículo no Co.Te.Car – Complexo Termina de Cargas, em Paso de los Libres, e cruzam para Uruguaiana para aguardar a liberação, a Associação reforça os protocolos sanitários vigentes e informações complementares:


Condições especiais para ingresso de tripulantes nos diferentes países:


- AR: teste PCR RT 7 dias + DDJJ;

- CL: teste PCR RT 72h / data do MIC DTA;

- UY: teste PCR RT 72h ou feito no ingresso por conta do importador.

- A responsabilidade de toda a operação recai sobre o beneficiário do CRT e/ou do permissionário do veículo.

– Há prazo para saída do Co.Te.Car. após liberação, assim como um tempo definido para o trânsito aduaneiro.

– Tripulantes que não possuam registro de ingresso nesta categoria, poderão ser multados, impedidos de continuar viagem, deportados e ainda impossibilitados de reingressar por até 5 (cinco) anos.


A ABTI esclarece ainda que:


– Tripulante é aquele que, além de estar habilitado para tal fim, ingressa no território estrangeiro dirigindo ou acompanhando (como segundo motorista) o veículo de transporte rodoviário de cargas.

– Trânsito vicinal é unicamente entre as localidades fronteiriças vinculadas, de curta permanência, e que não exceda os 50 km de distância do ponto de ingresso.

– O caminhão é exclusivamente para uso de transporte remunerado de cargas por conta de terceiros. Porém, não apto para transporte de passageiros (acompanhantes não habilitados e não vinculados ao permissionário).

– A ACI passageiros está destinada a turistas e/ou trânsito vicinal.


Confira as exigências para as diferentes modalidades de ingresso:


Image title


A Associação ressalta que a pandemia ainda não chegou ao fim, portanto, permanecem vigentes os protocolos sanitários e requisitos para ingresso, que devem ser cumpridos por todas as partes para evitar problemas.


Fonte: ABTI